SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número32Representações sociais de ingressantes de pedagogia sobre creche e pré-escola: um estudo em quatro estados brasileirosA educação infantil e seu cotidiano índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

MARTINS, Rita de Cássia  e  GARANHANI, Marynelma Camargo. A organização do espaço na educação infantil: o que contam as crianças?. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2011, vol.11, n.32, pp.37-56. ISSN 1981-416X.

O artigo apresenta uma pesquisa que teve por objetivo compreender os significados e os senti dos que as crianças de um Centro Municipal de Educação Infantil de Curitiba atribuem aos espaços da instituição educativa que frequentam. Para tanto, os referenciais teóricos e metodológicos utilizados foram: Forneiro (1998), Horn (2004), Carvalho e Rubiano (2007), Faria (2007) e Santos (2008), sobre o espaço e o espaço na instituição de educação infantil; documentos que orientam sobre a organização dos espaços nos Centros Municipais de Educação Infantil; Demartini (2002), Cerisara (2004), Gobbi (2002, 2009), sobre pesquisas com crianças; Lessard-Hébert, Goyette e Boutin (1990), sobre a pesquisa qualitativa. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram observação participante, entrevista semiestruturada, desenhos comentados e visita monitorada. Na análise dos dados, utilizou-se como encaminhamento teórico-metodológico a constituição de núcleos de significação, inspirada na metodologia proposta por Aguiar e Ozella (2006) e empregada por Moro (2009). Apoiada nos estudos de Vygotsky (1991, 2001a, 2001b) sobre a linguagem e o pensamento, esta pesquisa concluiu que os significados e os senti dos que as crianças atribuíram aos espaços, foram construídos e reelaborados por elas à medida que falavam sobre eles. A análise dos núcleos de significação levou a pensar que a ludicidade, a afetividade, o reconhecimento das regras de convivência social, a curiosidade e a imaginação podem ser considerados elementos constitutivos da infância, por meio dos quais as crianças atribuem significados e senti dos ao espaço institucional que freqüentam.

Palavras-chave : Educação Infantil; Espaço; Pesquisa com Crianças.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )