SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número32A organização do espaço na educação infantil: o que contam as crianças?Os referenciais curriculares nacionais para educação infantil: implicações do modelo espanhol à prática brasileira índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

MOURA, Elaine Maria Salies Landell de  e  VASCONCELOS, Paulo Alexandre Cordeiro. A educação infantil e seu cotidiano. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2011, vol.11, n.32, pp.57-67. ISSN 1981-416X.

Inúmeras pesquisas no campo das neurociências cognitivas e da estimulação precoce demonstram a importância do trabalho cognitivo, psicomotor e afetivo que pode ser desenvolvido com crianças de 0 a 5 anos. Observa-se, nessas pesquisas, como é significativa a diferença de habilidades e competências entre crianças que tiveram estímulos adequados nesta fase, quando comparadas com as que não tiveram. Assim, espera-se que cada vez mais cresça o número de crianças de 0 a 5 anos na escola. O presente artigo discute a criança e seu desenvolvimento, destacando o cotidiano da educação infantil e a pedagogia de projetos para o desenvolvimento de um processo educacional interativo, que permita à criança atingir um grau de autonomia ao realizar escolhas e tomar decisões, ou pelo menos se aproximar dele.

Palavras-chave : Desenvolvimento Infantil; Educação Infantil; Projeto Pedagógico.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )