SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número32A educação infantil e seu cotidianoHabilidades matemáticas básicas en alumnos de 3º de infantil: detección temprana de dificultades de aprendizaje y orientaciones para la intervención índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

NOFFS, Neide de Aquino. Os referenciais curriculares nacionais para educação infantil: implicações do modelo espanhol à prática brasileira. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2011, vol.11, n.32, pp.69-82. ISSN 1981-416X.

Este artigo apresenta um paralelo entre os referenciais curriculares nacionais para a educação infantil elaborados em 1998 pelo Ministério de Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental do Brasil, e os parâmetros curriculares elaborados pelo Ministério de Educação e Ciência da Espanha em 1993, com a intenção de “dar respostas” às diferentes situações envolvendo a educação infantil naquele país. Os Referenciais Curriculares Nacionais da Educação Infantil (RCNEI), ao serem elaborados pelo Ministério da Educação e do Desporto, atendem às determinações da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (lei 9.394/96). Esta lei estabelece pela primeira vez que a educação infantil é a primeira etapa da educação básica, valorizando assim o ingresso das crianças à educação escolar. Este documento subsidia os professores com reflexões acadêmicas, científicas, na tentativa de superar a tradição assistencialista que embasava o trabalho nas creches em direção à Educação. Estes escritos se inspiraram, se apoiaram nos parâmetros curriculares elaborados pela Espanha a parti r de uma coleção de nove livros que são explicitados neste artigo. Ao elaborar as implicações do modelo espanhol à prática brasileira, são elencados alguns pontos que se apresentam como disparadores de análise para profissionais da educação infantil. A apresentação do paralelo, por si só, elenca pontos de reflexões aos professores da educação infantil, colaborando para a construção de um currículo em sintonia com os tempos atuais.

Palavras-chave : Educação Infantil; Currículo; Formação de Professores.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )