SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número32Os referenciais curriculares nacionais para educação infantil: implicações do modelo espanhol à prática brasileiraEducação infantil: fundamentação e elaboração de instrumentos de pesquisa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

NUNEZ DEL RIO, Maria Cristina  e  PASCUAL GOMEZ, Maria Isabel. Habilidades matemáticas básicas en alumnos de 3º de infantil: detección temprana de dificultades de aprendizaje y orientaciones para la intervención. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2011, vol.11, n.32, pp.83-105. ISSN 1981-416X.

O presente trabalho aborda o estudo das habilidades matemáticas básicas de alunos de educação infantil, com o objetivo de detectar aqueles que manifestam dificuldades concretas na sua aprendizagem e assim poder orientar a intervenção para a sua melhora. Avaliaram-se alunos da 3ª Infantil (N = 55) com o teste TEMA-3 e a bateria BADyG. A análise de dados mediante ANOVA simples revelou a igualdade das médias entre grupos; as diferenças de proporções de lucro em cada elemento da prova, por meio de “Qui-quadrado”, mostraram as fortalezas e debilidades dos alunos avaliados. Finalmente, a análise dos resultados individuais permiti u assinalar aqueles que precisam especial atenção. Analisam-se os envolvimentos educativos que se derivam desses resultados.

Palavras-chave : Desenvolvimento Matemático Precoce; Concorrência Matemática Precoce; Habilidades Numéricas; Matemáticas em Pré-Escolar; Educação Infantil.

        · resumo em Espanhol     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )