SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número32Habilidades matemáticas básicas en alumnos de 3º de infantil: detección temprana de dificultades de aprendizaje y orientaciones para la intervenciónO desafio de pesquisar a educação infantil: limites e possibilidades índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

BARBOSA, Laura Monte Serrat; ALVES, Larissa Maria Volcov  e  DAVID, Mônica Cristiane. Educação infantil: fundamentação e elaboração de instrumentos de pesquisa. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2011, vol.11, n.32, pp.107-122. ISSN 1981-416X.

Este artigo é fruto da pesquisa “Aprendizagem e conhecimento na ação educativa”, desenvolvida por pesquisadores vinculados à linha de pesquisa Teoria e Prática Pedagógica na Formação de Professores, do Mestrado em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). A investigação científica definiu como âmbito de estudo a educação infantil, a partir de resultados obtidos em pesquisa anterior. O objetivo é descrever a elaboração e fundamentação dos instrumentos específicos utilizados na pesquisa. Cada instrumento criado foi vivenciado pelo grupo de pesquisadores, respaldado em diversos autores, como Ludwig, Zabalza, Claxton, Moscovici, Jodelet, Marconi e Lakatos, e aplicados em uma amostra (escola-piloto). Os instrumentos de coleta de dados foram calibrados com a intenção de verificar as condições de atender aos objetivos propostos no projeto antes de serem aplicados definitivamente. O artigo apresenta seis instrumentos criados pelo grupo de pesquisa e dois instrumentos já sistematizados, bem como contextualiza o encaminhamento metodológico da sua aplicação.

Palavras-chave : Educação infantil; Instrumentos de Pesquisa; Escola-Piloto; Aprendizagem.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )