SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número32O desafio de pesquisar a educação infantil: limites e possibilidadesEducação e complexidade: possibilidade de uma relação mais orgânica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Diálogo Educacional

versión impresa ISSN 1518-3483versión On-line ISSN 1981-416X

Resumen

HAYASHI, Maria Cristina Piumbato Innocentini. Múltiplos olhares sobre a produção do conhecimento em educação especial. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2011, vol.11, n.32, pp.145-165. ISSN 1981-416X.

O artigo aborda a produção do conhecimento em educação especial enfocando aspectos como as abordagens e vertentes epistemológicas da área, o atendimento de demandas sociais em educação especial promovido pelas pesquisas realizadas, a construção teórica, os procedimentos metodológicos e a efetividade dos resultados das pesquisas empreendidas neste campo de conhecimento. Ao mesmo tempo, problematiza questões a respeito de como o conhecimento produzido na universidade pode ter impacto na prática da educação inclusiva fora dos muros acadêmicos e como as pesquisas podem transformar a realidade da educação especial no Brasil de hoje. Finaliza com uma reflexão sobre os incentivos públicos ou privados de fomento à produção do conhecimento em educação especial no Brasil.

Palabras clave : Educação Especial; Pesquisa e Produção de Conhecimento; Produção Científica.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )