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Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

FLORENTINO, José Augusto  e  FERNANDES, Cleoni Maria Barboza. Educação e complexidade: possibilidade de uma relação mais orgânica. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2011, vol.11, n.32, pp.167-186. ISSN 1981-416X.

O presente artigo é uma reflexão conjunta entre dois professores - doutorando e orientadora - com o intuito de discuti r o paradigma da complexidade e suas possibilidades para a educação de um ser humano melhor. Complexo e necessário exercício acadêmico e de humana experiência dialógica. Para tanto, o objetivo é o de discutirmos abordagens de como trabalhar com o humano, o social e, sobretudo, com o pedagógico, na tentativa de resgatar a produção de senti do entre aprender e ensinar. Não obstante, estamos diante de uma sociedade caracterizada pelo pluralismo de ideias e pela complexidade das práticas sociais e dos saberes nela e com ela produzidos. Dessa forma, é de suma importância que nós professores nos apercebamos de que é preciso haver a mudança do olhar e do sentir. Em suma, para uma educação de presente-futuro ético e de humanas gentes é necessário investi r no desenvolvimento de ser humano em sua multidimensionalidade pessoal, cultural e profissional, em que a humanidade de suas ações tenha a capacidade de promover a solidariedade, a prática social e cidadã.

Palavras-chave : Paradigma da Complexidade; Formação Docente; Prática Pedagógica.

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