SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número32A educação superior em prova: o perfil da educação superior apresentado pelos resultados do Enade 2005 e 2006Interações criança-criança e a coconstrução da linguagem: uma análise qualitativa índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Diálogo Educacional

versión impresa ISSN 1518-3483versión On-line ISSN 1981-416X

Resumen

AIMI, Daniela da Silva  y  ISAIA, Silvia Maria de Aguiar. Realidade do professor substituto nas universidades da região Sul do Brasil: contribuições para a qualidade do trabalho docente. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2011, vol.11, n.32, pp.207-224. ISSN 1981-416X.

Este estudo insere-se na Linha de Pesquisa 1: Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional, do Programa da Pós-Graduação em Educação da UFSM. O trabalho apresentado teve como objetivo conhecer a realidade do professor substituto nas Instituições de Ensino Superior Federais do Sul do Brasil, analisando as possíveis contribuições para a qualidade do trabalho docente. A abordagem metodológica utilizada para a realização deste estudo foi quanti/qualitativa, considerando que a sua utilização possibilitou o desenvolvimento de diferentes estratégias para a análise dos dados, sejam elas assentadas em princípios de análise de narrativas, seja em procedimentos estatísticos. Participaram da primeira fase todos os professores substitutos contratados durante os anos de 2006 a 2008 das Instituições de Ensino Superior Federais do Sul do Brasil e, na segunda, 45 professores distribuídos dentro das 6 instituições pesquisadas. Das análises precedentes, surgiu uma constatação geral: esses docentes estão se construindo como docentes em dinâmicas relacionais, conseguindo produzir conhecimentos, dentro das relações, muitas vezes tensas, construídas dentro das instituições. Em suma, o professor substituto constrói-se como docente a parti r dessa experiência e as bases para essa construção não é somente a intelectual, mas também a parti r de sua história de vida, constituída de aspectos emocionais, afetivos, pessoais e interpessoais. Desse modo, convém ultrapassar a visão professor/objeto, pois ele não é apenas um sujeito que se coloca dentro de uma instituição, em uma relação estrita de conhecimento, que processa informações e a “repassa” aos seus alunos.

Palabras clave : Ensino Superior; Professor Substituto; Trabalho Docente.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )