SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número33Formação para o magistério: o discurso dos formadores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

SOUSA, Clarilza Prado de  e  VILLAS BOAS, Lúcia Pintor Santiso. A teoria das representações sociais e o estudo do trabalho docente: os desafios de uma pesquisa em rede. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2011, vol.11, n.33, pp.271-286. ISSN 1981-416X.

O presente artigo aponta algumas considerações acerca dos desafios do Programa de Pesquisa Representações Sociais de Estudantes de Educação e de Licenciatura sobre o Trabalho do Docente, desenvolvido por uma rede internacional de pesquisadores associados ao Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade - Educação (CIERS-ed) da Fundação Carlos Chagas (São Paulo, Brasil), em que se desenvolve uma articulação entre a Teoria das apresentações sociais e a área da educação, mais especificamente formação de professores. Nesse sentido, discute como o olhar psicossocial, focado no âmbito educacional, permite analisar as tensões construídas na articulação entre o conhecimento científico, específico da área educacional, com o conhecimento do senso comum, que permeiam as representações sociais sobre o trabalho do professor sem desconsiderar o contexto em que se desenvolve a ação docente.

Palavras-chave : Representação Social; Trabalho Docente; Profissionalização; Abordagem Psicossocial.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )