SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número33Formação para o magistério: o discurso dos formadoresSaberes da prática na formação: representações sociais de alunas de pedagogia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

ENS, Romilda Teodora; GISI, Maria Lourdes  e  EYNG, Ana Maria. Formação de professores: possibilidades e desafios do trabalho docente na contemporaneidade. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2011, vol.11, n.33, pp.309-329. ISSN 1981-416X.

O objetivo desta investigação é compreender as relações entre as políticas de formação de professores e as representações sociais de estudantes de Pedagogia sobre o trabalho docente. A análise do trabalho docente, a partir das representações de estudantes de um curso de Pedagogia, contemplou as razões que levaram os estudantes a escolher esse curso e como vêem sua vida futura como profissional. As diretrizes políticas têm importância na construção da imagem do pedagogo ao especificarem as suas funções profissionais e, neste caso, elas reforçam a função da docência como central, pois embora a gestão e a pesquisa estejam contempladas, não são essas atividades que caracterizam a profissão do pedagogo. Nas representações do grupo de estudantes se evidencia uma mescla entre traços positivos e negativos na configuração da imagem que revelam, prevalecendo uma imagem idealizada sobre a profissão. A ênfase na docência, hoje presente nas Diretrizes Curriculares Nacionais e, também, nos dados coletados com os estudantes, pode ter o seu enraizamento mais relacionado à representação da profissão presente na sociedade e ao fato de que a maioria dos participantes já exerce a docência na educação infantil e pode ser motivada, também, pelo fato de as Diretrizes Curriculares Nacionais serem ainda recentes, pois as demais atividades dos pedagogos, indicadas nessas diretrizes, não foram significativas nas respostas. Dentre essas atividades estão: formação continuada; trabalho com a diversidade cultural no currículo; atuar com diversos grupos étnicos, raciais, pessoas com deficiência, violência e bullying, etc.

Palavras-chave : Formação de Professores; Representações Sociais; Trabalho Docente.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )