SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número33Formação de professores: possibilidades e desafios do trabalho docente na contemporaneidadeImplicações da didática na formação do professor universitário: desafios e perspectivas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

GENTILE, Márcia; LIMA, Rita de Cássia Pereira  e  MAZZOTTI, Tarso. Saberes da prática na formação: representações sociais de alunas de pedagogia. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2011, vol.11, n.33, pp.331-351. ISSN 1981-416X.

O objetivo deste trabalho é investigar representações sociais de alunos de Pedagogia sobre saberes da prática. Esta pesquisa fundamenta-se na teoria moscoviciana das representações sociais e em estudos no campo da formação de professores. A pesquisa foi realizada com 34 alunos do último ano de Pedagogia, 10 de uma universidade privada e 24 de uma universidade pública do Estado do Rio de Janeiro. Foram realizados quatro grupos focais, dois em cada universidade. Para provocar discussões nos grupos, utilizou-se como recurso inicial um texto com estilo de reportagem que descrevia uma experiência de formação em serviço. A análise do material apoiou-se na análise de conteúdo temática. Os resultados revelam três temas articulados: relação teoria e prática, saberes da prática e expectativas sobre o curso de Pedagogia. Os resultados mostram um núcleo figurativo das representações sociais dos alunos sobre saberes da prática que destaca a dissociação entre teoria e prática na formação. Esse sentido pode ser condensado por uma metonímia observada na análise do material: “um palco onde se encena uma peça em que o professor é o ator”. No ‘palco’, em que seria portador da teoria necessária para ‘encenar’, o professor faz uma ‘adaptação’ das diferentes realidades escolares e dos diversos públicos de alunos. Assim, o professor-ator encena sua prática e, a cada dia, o ‘espetáculo’ pode ser diferente, dependendo do ‘cenário’ e do ‘público’. Ao ‘adaptar’ e ‘encenar’ o professor vai construindo os ‘saberes da prática’ em seu cotidiano de trabalho, que tende a se afastar do conhecimento científico adquirido na formação.

Palavras-chave : Pedagogia; Representações Sociais; Saberes da Prática.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )