SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue33Saberes da prática na formação: representações sociais de alunas de pedagogiaO que mudar na educação? Representações sociais de alunos de pedagogia author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Diálogo Educacional

Print version ISSN 1518-3483On-line version ISSN 1981-416X

Abstract

ABDALLA, Maria de Fátima Barbosa. Implicações da didática na formação do professor universitário: desafios e perspectivas. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2011, vol.11, n.33, pp.353-374. ISSN 1981-416X.

Este trabalho pretende revelar os desafios e as perspectivas da Didática quanto ao seu estatuto epistemológico, refletindo sobre suas implicações na formação do professor universitário e em suas ações didáticas diante da complexidade da profissionalização. Este estudo realiza, por um lado, um mapeamento de diferentes pesquisas sobre e para a Didática, destacando seu percurso curricular e estatuto epistemológico, enquanto área disciplinar da docência; e, por outro, por meio de depoimentos, analisa as representações de professores sobre a importância da Didática para a (re)construção da identidade profissional do professor, destacando o problema da ação didática, com base em três categorias de análise: a situação de aula, as demandas da aprendizagem e a função/tarefa do professor. Nesta pesquisa ressalta-se que os desafios/perspectivas com que se confronta a Didática resultam, por um lado, da necessidade de dar continuidade à construção de teoria(s) didática(s) que possa(m) consolidar essa área; e, por outro, da urgência em se resolver os impasses emergentes em relação às instâncias de produção de conhecimento desenvolvidas no campo acadêmico e as questões que envolvem a profissão, ou seja, o campo da prática profissional.

Keywords : Didática; Identidade Profissional; Ação Didática.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )