SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número33Implicações da didática na formação do professor universitário: desafios e perspectivasRepresentações sociais sobre um Colégio de Aplicação: um estudo com os professores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

SANT'ANA, Bruna Luise da Silva  e  ANDRADE, Daniela Barros da Silva Freire. O que mudar na educação? Representações sociais de alunos de pedagogia. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2011, vol.11, n.33, pp.375-396. ISSN 1981-416X.

Este estudo objetivou investigar as representações sociais de acadêmicos de Pedagogia da Universidade Federal de Mato Grosso, sobre mudanças na Educação. A pesquisa baseou-se na Teoria das Representações Sociais (MOSCOVICI, 1978; JODELET, 2005), bem como nos estudos sobre mudanças no contexto educacional. Foram realizadas 40 entrevistas semiestruturadas, distribuídas nas quatro séries da graduação. O corpus pelas entrevistas foi processado no software Alceste, sendo utilizada sua análise padrão e também a análise tri-croisé referente à variável t. Observou-se que as representações sociais dos acadêmicos em Pedagogia da UFMT, sobre mudanças na Educação, fazem um movimento entre o engajamento individual diante da sua formação e sobre as necessidades de mudanças na Educação, transformando-se ao longo do curso em uma queixa imobilizadora, que parece substituir a atitude de implicação diante das mudanças.

Palavras-chave : Representações Sociais; Educação; Mudanças; Acadêmicos de Pedagogia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )