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Revista Diálogo Educacional
versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X
Resumo
MICHELS, Lísia Regina Ferreira; CORDEIRO, Maria Helena Villares e TAVARES, Paula Correa. Representações sociais sobre um Colégio de Aplicação: um estudo com os professores. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2011, vol.11, n.33, pp.397-416. ISSN 1981-416X.
Esta pesquisa objetivou caracterizar as representações sociais, sobre a instituição, dos professores que atuam em um Colégio de Aplicação da região Sul do Brasil. A existência de diferentes representações sociais de professores pode afetar as relações entre os professores dos diferentes níveis de ensino e, conseqüentemente, o seu desenvolvimento profissional. Neste estudo foi adotada uma abordagem plurimetodológica, organizada em duas etapas distintas. Na primeira etapa, foi aplicado um questionário a 51 professores do colégio. Para a segunda etapa foram entrevistados três professores de cada nível de ensino, escolhidos aleatoriamente. A entrevista foi iniciada por meio da técnica de procedimento de classificações múltiplas e foi gravada e transcrita para análise qualitativa das falas. A partir da análise das falas dos professores, foi possível confirmar as representações sociais destes sobre o colégio. Emergiram três categorias da representação social: a primeira categoria corresponde aos elementos necessários à aprendizagem dos alunos. A segunda categoria refere-se aos elementos relacionados ao que seria um ideal de profissionalismo em uma dimensão institucional. A terceira categoria refere-se aos atributos pessoais de qualidade do professor.
Palavras-chave : Representações Sociais; Educação; Colégio de Aplicação.