SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número33Representações sociais sobre um Colégio de Aplicação: um estudo com os professoresUn outil de diagnostic des représentations sociales: le focus group índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

PARDAL, Luís et al. Quando for grande vou ser professor: a identidade docente representada por futuros professores. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2011, vol.11, n.33, pp.417-433. ISSN 1981-416X.

A afirmação e a discussão das identidades atravessa hoje todas as culturas e todas as sociedades e, no interior destas, os mais diversos grupos, entre os quais os de natureza profissional, à semelhança dos professores, cada um com a sua especificidade e elementos de ligação, mas todos com alguns pontos em comum. Nesse contexto, apresenta-se um estudo que tem como objetivo central a explicitação e a problematização da identidade docente e do interesse e das condições do seu exercício. Tal estudo é feito, quer num plano teórico, revisitando alguma bibliografia de referência, designadamente a relacionada com a construção e o papel da(s) identidade(s); quer num plano empírico, decorrente da análise de representações sociais de 96 jovens estudantes de licenciaturas em ensino de uma universidade portuguesa. O recurso às representações sociais como instrumento para a compreensão da identidade docente perspectivada por futuros professores afigura--se pertinente, seja pelo papel daquelas na interpretação da atividade profissional do professor e na configuração do trabalho deste, seja pelo seu papel de orientação da própria ação docente e de justificação dela. Acrescente-se ainda que o quadro teórico que serve de suporte ao estudo permite perceber em que medida as representações sociais dos inquiridos sobre os processos de ensino-aprendizagem em que intervirão, já como professores, incorporam as suas próprias experiências.

Palavras-chave : Identidade; Professor; Representações Sociais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )