SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número33Quando for grande vou ser professor: a identidade docente representada por futuros professoresConstrução histórica de um sistema dual de ensino e indefinição de fronteiras das redes pública e privada no Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

KALAMPALIKIS, Nikos. Un outil de diagnostic des représentations sociales: le focus group. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2011, vol.11, n.33, pp.435-467. ISSN 1981-416X.

Os grupos focais são espaços de comunicação que permitem observar as interações, as memórias e as representações em processo. Eles correspondem em grande medida às exigências metodológicas de dois campos de pesquisa que têm uma forte filiação epistemológica: a memória e as representações sociais. Nosso artigo se insere nessa problemática e procura destacar a fecundidade dessa articulação por meio de um estudo de campo centrado no conflito simbólico nos Balcãs, entre a Grécia e a República da Macedônia, ‘o caso macedônico’, colocando em jogo a história, a memória e as exigências convencionais do presente em um processo de defesa dos significados imaginários nacionais.

Palavras-chave : Grupos Focais; Representações Sociais; Memórias Sociais.

        · resumo em Francês | Inglês     · texto em Francês     · Francês ( pdf )