SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número33A formação continuada de professores no espaço escolar: impactos na prática docenteOs licenciandos e a prática docente: consensos e tensões índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

SILVA, Heraldo Aparecido. Narrativa e educação: algumas reflexões a partir de Benjamin, Kundera e Rorty. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2011, vol.11, n.33, pp.515-531. ISSN 1981-416X.

Este artigo analisa alguns aspectos da noção de narrativa à luz das ideias do filósofo alemão Walter Benjamin (1892-1940), do literato tcheco Milan Kundera (1929-) e do filósofo norte-americano Richard Rorty (1931-2007). A fundamentação teórica de nosso estudo estará centrada, principalmente, no conhecimento advindo a partir de autores como: Benjamin (1975, 1986), Kundera (1988, 1994), Rorty (1990, 1994, 1995, 1997, 1998, 2000) e Orwell (1996). Assim, a interpretação dos textos dos autores estudados e a posterior confrontação de suas ideias permitirão relacioná-las conceitualmente com a temática proposta. Finalmente, propomos mostrar que, em alguns momentos e a despeito das diferenças teóricas entre Benjamin, Kundera e Rorty, suas vozes ecoam importantes mensagens em comum para a educação.

Palavras-chave : Narrativa; Benjamin; Kundera; Rorty; Educação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )