SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número33Narrativa e educação: algumas reflexões a partir de Benjamin, Kundera e RortyO cinema como componente didático da educação ambiental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

OLIVEIRA, Odisséa Boaventura de; BARZOTTO, Valdir Heitor  e  TRIVELATO, Silvia Luzia Frateschi. Os licenciandos e a prática docente: consensos e tensões. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2011, vol.11, n.33, pp.533-546. ISSN 1981-416X.

Trata-se de um estudo sobre a produtividade das tensões entre imagens a respeito do ensino e a captação da prática de sala de aula presentes em textos de estagiários de Licenciatura em Biologia. O material analisado, com a contribuição dos estudos do discurso, em especial Pêcheux, Bakhtin e Ducrot, é composto de textos escritos na disciplina Prática de Ensino de Biologia. Foi possível depreender que a incorporação de elementos do discurso recebido na Universidade estabeleceram embates com outros advindos de concepções mais antigas defendidas pelos alunos e manifestas no momento de analisar as situações coletadas em sala de aula por meio da observação.

Palavras-chave : Formação de Professores; Estágio; Prática de Ensino.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )