SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número34A Matemática do ensino secundário: duas disciplinas escolares? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

OLIVEIRA, Maria Cristina Araújo de  e  FRAGOSO, Wagner da Cunha. História da Matemática: história de uma disciplina. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2011, vol.11, n.34, pp.625-643. ISSN 1981-416X.

Este artigo apresenta a trajetória histórica da disciplina História da Matemática no curso de formação de professores de Matemática da Universidade Federal de Juiz de Fora, situando-a no contexto de sua institucionalização nos currículos. Trata-se de um estudo local, cujos resultados evidenciam conclusões "glocais". O estudo revela três momentos de mudanças na condução da disciplina: inicialmente é tratada como uma disciplina de Matemática; num segundo momento, há uma ruptura nessa abordagem e a Matemática passa a ser estudada historicamente; o terceiro momento não caracteriza propriamente uma ruptura, mas a inclusão de novos conteúdos, relativos à história da educação matemática, particularmente à história da Matemática escolar. Tais mudanças são explicadas a partir da renovação do corpo docente, da formação e da atuação em pesquisa dos professores responsáveis pela disciplina, e das possibilidades criadas pela própria natureza da História da Matemática.

Palavras-chave : História da Educação Matemática; História das Disciplinas; História da Matemática; Formação de Professores de Matemática.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )