SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número34A Matemática do ensino secundário: duas disciplinas escolares?Cenas de um ensino de Desenho: reflexões metodológicas para a escrita da história índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

BURIGO, Elisabete Zardo. Matemática moderna nas salas de aula: protagonismos de professores. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2011, vol.11, n.34, pp.663-686. ISSN 1981-416X.

O trabalho tem como foco a experimentação realizada em salas de aula como preparação da reforma do ensino de Matemática para o primeiro ciclo do segundo grau na França, no fim dos anos 1960. A partir da análise de documentação do período e de trabalhos de autores que investigaram aquela reforma, são discutidas as interveniências de diferentes atores e sua participação na configuração do processo de experimentação. Numa perspectiva comparativa, são propostas algumas reflexões sobre experimentações propostas e conduzidas no Brasil no mesmo período. Busca-se contribuir para a discussão dos diferentes lugares que as práticas de sala de aula podem ocupar nos processos de reformas curriculares.

Palavras-chave : Currículo; História das Disciplinas Escolares; Educação Matemática.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )