SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue34Cenas de um ensino de Desenho: reflexões metodológicas para a escrita da históriaAritmética escolar pelos livros didáticos dos Grupos Escolares de São Paulo: fim do século XIX e início do século XX author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Diálogo Educacional

Print version ISSN 1518-3483On-line version ISSN 1981-416X

Abstract

BEATO, Carlos Alberto Silva. O advento das ciências liceais: materialidade e programas. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2011, vol.11, n.34, pp.709-729. ISSN 1981-416X.

Este artigo apresenta alguns aspetos de uma pesquisa sobre a história das disciplinas escolares de ciências, levada a cabo para a preparação de uma tese de doutoramento na área de história da educação. O objetivo é compreender o processo histórico de introdução das disciplinas de ciências no ensino liceal português do século XIX. Nas disciplinas de ciências, é corrente a existência de equipamento específico em laboratórios e gabinetes anexos à sala de aulas. Quando as ciências foram introduzidas nos liceus, a partir de 1854, foi considerada a indispensabilidade desse material e, por isso, desde a primeira hora, foi posto à disposição um dado conjunto de apetrechos e reagentes químicos. Considerando essa realidade, fez-se uma abordagem sobre os materiais fornecidos e a reação de alguns professores. Nesse contexto, realça-se a autonomia dos professores das ciências liceais na construção das disciplinas respectivas, pese, embora, a tendência centralizadora dos órgãos dirigentes da instrução pública.

Keywords : Disciplinas Escolares; Ciências Liceais; História das Disciplinas; Material e Reagentes.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )