SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue34O advento das ciências liceais: materialidade e programasO movimento da matemática moderna nos boletins da Sociedade Paranaense de Matemática author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Diálogo Educacional

Print version ISSN 1518-3483On-line version ISSN 1981-416X

Abstract

COSTA, David Antonio da. Aritmética escolar pelos livros didáticos dos Grupos Escolares de São Paulo: fim do século XIX e início do século XX. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2011, vol.11, n.34, pp.731-750. ISSN 1981-416X.

Este texto apresenta algumas considerações acerca do ensino de Aritmética no ensino primário no período final do século XIX, início do século XX no estado de São Paulo1. O instrumental teórico-metodológico utilizado tem origem nos estudos históricos culturais, em particular, no campo da História das Disciplinas Escolares elaborado por André Chervel. Esta pesquisa foi realizada tomando como fontes privilegiadas os livros didáticos de Aritmética que circularam naquele período. Foram selecionados quatro títulos que ilustram alguns aspectos metodológicos e concepções do ensino da Aritmética. Nas considerações finais, são evidenciadas as características do ensino intuitivo que esteve presente na proposta inicial dos grupos escolares de São Paulo.

Keywords : Aritmética; Ensino Primário; Livros Didáticos; Educação Matemática.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )