SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número34Aritmética escolar pelos livros didáticos dos Grupos Escolares de São Paulo: fim do século XIX e início do século XXO lugar e a forma tomada pela disciplina história da educação nos currículos de formação de professores (1927-1971) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

COUSIN, Alexandra de Oliveira Abdala. O movimento da matemática moderna nos boletins da Sociedade Paranaense de Matemática. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2011, vol.11, n.34, pp.751-768. ISSN 1981-416X.

Neste trabalho apresentamos os artigos publicados nos Boletins da Sociedade Paranaense de Matemática (SPM) que refletem diretamente as influências do Movimento da Matemática Moderna (MMM) no Brasil. Atualmente, esse movimento, de repercussão mundial e que teve reflexos importantes no Brasil, é objeto de nossos estudos. Nossa atenção tem se voltado para as décadas de 1960 e 1970, período quando se verifica sua mais intensa influência na educação básica no Brasil. Apresentamos aqui, numa perspectiva histórica, o resultado da busca e análise dos artigos que tratam desse tema que surgiram nas publicações da SPM, mostrando que esse movimento alcançou territórios nacionais importantes, particularmente o Paraná. As fontes utilizadas nessa análise foram todos os boletins editados pela SPM, cobrindo assim um amplo e específico objeto de divulgação.

Palavras-chave : Movimento da Matemática Moderna; Sociedade Paranaense de Matemática; Boletim da SPM.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )