SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue34O movimento da matemática moderna nos boletins da Sociedade Paranaense de MatemáticaUma reforma face ao teste das realidades: o caso das "matemáticas modernas" na França dos anos 1970 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Diálogo Educacional

Print version ISSN 1518-3483On-line version ISSN 1981-416X

Abstract

LIMA, Geraldo Gonçalves de  and  GATTI JUNIOR, Décio. O lugar e a forma tomada pela disciplina história da educação nos currículos de formação de professores (1927-1971). Rev. Diálogo Educ. [online]. 2011, vol.11, n.34, pp.769-788. ISSN 1981-416X.

Trata-se da análise do processo de surgimento e de consolidação da disciplina História da Educação no currículo da Escola Normal brasileira, com exame particular da situação vivenciada em Minas Gerais, no intervalo compreendido entre a Reforma Francisco Campos (1927/1928), estadual, e a Reforma de 1º e 2º graus (Lei 5.692/1971), federal. Entre outras disciplinas, a História da Educação passa a integrar o curso normal por meio das reformas de Francisco Campos para atender às necessidades de sistematização da formação de professores primários. O perfil programático e as finalidades da disciplina História da Educação são demarcados na forma de decretos presidenciais que assimilam os avanços dos estudos pedagógicos e das ciências da educação sob influência dos ideais escolanovistas. A disciplina História da Educação atende não apenas à formação conteudista, mas também às questões metodológicas de ensino. Na década de 1940, sob a influência das medidas adotadas por Gustavo Capanema, são publicadas as Leis Orgânicas do Ensino. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação 4.024/1961 somente será promulgada após um longo período de discussão sobre o seu anteprojeto, marcado pelas controvérsias entre grupos oponentes, sobretudo aqueles ligados aos movimentos pela escolarização pública, assim como os representantes da iniciativa privada, destacadamente os católicos. As reformas educacionais, durante o período do Regime Militar, transformam o 2º grau em habilitações profissionalizantes obrigatórias, inclusive a formação de professores voltados para a atuação nos níveis iniciais da escolarização, sendo então criada, entre outras, a "Habilitação Específica para o Magistério" (Lei 5.692/1971).

Keywords : História Disciplinar; Currículo; Formação de Professores.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )