SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue34Uma reforma face ao teste das realidades: o caso das "matemáticas modernas" na França dos anos 1970Prática de ensino e estágios supervisionados: da observação de modelos à aprendizagem da docência author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Diálogo Educacional

Print version ISSN 1518-3483On-line version ISSN 1981-416X

Abstract

RIBEIRO, Márcio Willyans. Origens da disciplina de Geografia na Europa e seu desenvolvimento no Brasil. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2011, vol.11, n.34, pp.817-834. ISSN 1981-416X.

O presente artigo se refere à investigação desenvolvida pelo autor deste sobre a descoberta do estado do conhecimento quanto aos estudos em história da educação sobre a disciplina escolar de Geografia. Em decorrência das leituras, inúmeras informações foram descobertas a partir das fontes bibliográficas consultadas. O período abordado compreende desde a origem como disciplina escolar, na Europa do século XIX, até o contexto da década de 1980 no Brasil. O principal propósito é partilhar reflexões com outros pesquisadores interessados no tema, a partir dos subsídios presentes nas obras de referência. Os autores utilizados são estudiosos da epistemologia da geografia e/ou da história das disciplinas escolares.

Keywords : Geografia; Disciplinas Escolares; Ensino de Geografia; História Cultural.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )