SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número34Uma reforma face ao teste das realidades: o caso das "matemáticas modernas" na França dos anos 1970Prática de ensino e estágios supervisionados: da observação de modelos à aprendizagem da docência índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Diálogo Educacional

versión impresa ISSN 1518-3483versión On-line ISSN 1981-416X

Resumen

RIBEIRO, Márcio Willyans. Origens da disciplina de Geografia na Europa e seu desenvolvimento no Brasil. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2011, vol.11, n.34, pp.817-834. ISSN 1981-416X.

O presente artigo se refere à investigação desenvolvida pelo autor deste sobre a descoberta do estado do conhecimento quanto aos estudos em história da educação sobre a disciplina escolar de Geografia. Em decorrência das leituras, inúmeras informações foram descobertas a partir das fontes bibliográficas consultadas. O período abordado compreende desde a origem como disciplina escolar, na Europa do século XIX, até o contexto da década de 1980 no Brasil. O principal propósito é partilhar reflexões com outros pesquisadores interessados no tema, a partir dos subsídios presentes nas obras de referência. Os autores utilizados são estudiosos da epistemologia da geografia e/ou da história das disciplinas escolares.

Palabras clave : Geografia; Disciplinas Escolares; Ensino de Geografia; História Cultural.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )