SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue34Origens da disciplina de Geografia na Europa e seu desenvolvimento no BrasilEducando a sensibilidade: a puericultura como alicerce da moral e do trabalho na Escola Maternal da Sociedade de Socorro aos Necessitados (Curitiba, 1928-1944) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Diálogo Educacional

Print version ISSN 1518-3483On-line version ISSN 1981-416X

Abstract

SILVESTRE, Magali Aparecida. Prática de ensino e estágios supervisionados: da observação de modelos à aprendizagem da docência. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2011, vol.11, n.34, pp.835-861. ISSN 1981-416X.

Este artigo apresenta, de forma sumária, como as políticas de formação de professores se delinearam ao longo da história da educação brasileira e, nessa trajetória, de que modo as disciplinas Práticas de Ensino e Estágios Supervisionados foram concebidas e incorporadas aos cursos de formação inicial. Tomando-se por base as práticas de formação de professores, anteriores ao surgimento da primeira Escola Normal brasileira, no século XIX, e os modelos que se seguiram até o século XXI, culminando com a transformação do curso de Pedagogia em licenciatura, o texto ressalta as marcas das diversas concepções que caracterizaram essas duas disciplinas e as configuraram em espaços especialmente adequados para viabilizar a aprendizagem da docência.

Keywords : Estágio Supervisionado; Prática de Ensino; Formação Inicial de Professores.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )