Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Diálogo Educacional
versión impresa ISSN 1518-3483versión On-line ISSN 1981-416X
Resumen
SILVESTRE, Magali Aparecida. Prática de ensino e estágios supervisionados: da observação de modelos à aprendizagem da docência. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2011, vol.11, n.34, pp.835-861. ISSN 1981-416X.
Este artigo apresenta, de forma sumária, como as políticas de formação de professores se delinearam ao longo da história da educação brasileira e, nessa trajetória, de que modo as disciplinas Práticas de Ensino e Estágios Supervisionados foram concebidas e incorporadas aos cursos de formação inicial. Tomando-se por base as práticas de formação de professores, anteriores ao surgimento da primeira Escola Normal brasileira, no século XIX, e os modelos que se seguiram até o século XXI, culminando com a transformação do curso de Pedagogia em licenciatura, o texto ressalta as marcas das diversas concepções que caracterizaram essas duas disciplinas e as configuraram em espaços especialmente adequados para viabilizar a aprendizagem da docência.
Palabras clave : Estágio Supervisionado; Prática de Ensino; Formação Inicial de Professores.