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Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

BUNZEN, Clecio. A fabricação da disciplina escolar Português. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2011, vol.11, n.34, pp.885-911. ISSN 1981-416X.

O objetivo do presente trabalho é realizar uma breve reflexão sobre o surgimento e a ascensão da disciplina escolar Português, responsável pelo ensino formal da língua materna nas escolas. Nesse sentido, destacaremos discussões sobre a fabricação de um espaço/tempo para que os alunos aprendam a se apropriar dos saberes escolares e metadiscursos sobre a língua escrita. Ao nos basear nos estudos sobre as disciplinas escolares, apresentamos uma interpretação sobre o surgimento da disciplina escolar Português (na escola secundária) no âmbito de uma política lingüística iluminista dos séculos XVIII e XIX, que envolve aspectos dos processos de gramaticalização e escolarização da língua materna como um projeto imprescindível de identidade nacional. Em seguida, destacaremos alguns aspectos que reconfiguram a disciplina Português no século XX, com destaque para a construção dos programas oficiais e para a relação entre os estudos acadêmicos sobre o ensino de língua materna e as políticas públicas (PCN, PNLD, PNBE, etc.).

Palavras-chave : História das Disciplinas Escolares; Língua Materna; Política Lingüística.

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