SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue35A multidimensionalidade da docência na educação superior author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Diálogo Educacional

Print version ISSN 1518-3483On-line version ISSN 1981-416X

Abstract

LUCARELLI, Elisa  and  FINKELSTEIN, Claudia. Prácticas de enseñanza y prácticas profesionales: un problema de la didáctica universitaria. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2012, vol.12, n.35, pp.17-32. ISSN 1981-416X.

Este artigo apresenta os progressos realizados por um programa que investigar a formação no campo da saúde em uma universidade Argentina, com foco na análise da construção da aprendizagem complexa nas carreiras de Odontologia e Medicina, e formas inovadoras visando a teoria de trabalho conjunto desenvolvido pelos professores no seu ensino nos espaços das clínicas. Através do desenvolvimento de metodologia qualitativa, à luz de um quadro conceitual baseado em considerações de Didática de base crítica são definidas: a especificidade da Didática universitária, as práticas de ensino na formação da profissão, o quadro curricular das duas carreiras sendo estudadas, as características assumidas pelo ensino nas clínicas, a construção da aprendizagem complexa nessas áreas, a colaboração estabelecida entre grupos de estudantes para lidar com a incerteza criada pelas situações de prática profissional no ensino de graduação.

Keywords : Práticas de Ensino; Prática Profissional; Docência Universitária.

        · abstract in Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )