SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número35A multidimensionalidade da docência na educação superior índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

LUCARELLI, Elisa  e  FINKELSTEIN, Claudia. Prácticas de enseñanza y prácticas profesionales: un problema de la didáctica universitaria. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2012, vol.12, n.35, pp.17-32. ISSN 1981-416X.

Este artigo apresenta os progressos realizados por um programa que investigar a formação no campo da saúde em uma universidade Argentina, com foco na análise da construção da aprendizagem complexa nas carreiras de Odontologia e Medicina, e formas inovadoras visando a teoria de trabalho conjunto desenvolvido pelos professores no seu ensino nos espaços das clínicas. Através do desenvolvimento de metodologia qualitativa, à luz de um quadro conceitual baseado em considerações de Didática de base crítica são definidas: a especificidade da Didática universitária, as práticas de ensino na formação da profissão, o quadro curricular das duas carreiras sendo estudadas, as características assumidas pelo ensino nas clínicas, a construção da aprendizagem complexa nessas áreas, a colaboração estabelecida entre grupos de estudantes para lidar com a incerteza criada pelas situações de prática profissional no ensino de graduação.

Palavras-chave : Práticas de Ensino; Prática Profissional; Docência Universitária.

        · resumo em Espanhol     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )