Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista Diálogo Educacional
versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X
Resumo
VEIGA, Ilma Passos Alencastro e SILVA, Edileuza Fernandes da. A multidimensionalidade da docência na educação superior. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2012, vol.12, n.35, pp.33-50. ISSN 1981-416X.
Este artigo analisa a organização, desenvolvimento e avaliação de aulas de nove disciplinas de cursos da Universidade de Brasília (UnB), procurando identificar inovações nos processos de ensinar, aprender, pesquisar e avaliar e que sinalizam rupturas quanto à forma de lidar com o conhecimento na universidade. As análises apresentam a maneira como cada professor foi construindo, na sua trajetória docente, uma didática específica a partir do campo científico do curso e das experiências vivenciadas no percurso profissional. A metodologia utilizada privilegiou a abordagem qualitativa, com a utilização de análise documental, observação de aulas e entrevistas narrativas. as aulas, professores e estudantes ultrapassam a concepção de que o conhecimento, para ser científico, precisa romper com o senso comum. Os docentes partem do senso comum, dos conhecimentos prévios dos estudantes e do contexto em que se realiza o objeto de estudo e estabelecem relações com outras formas e tipos de conhecimento. As inovações percebidas pautam-se nos princípios da: afetividade; autonomia; participação; contextualização; dialogicidade; dinamicidade; diversidade; ética; igualdade; integralidade; ludicidade; reflexividade/criatividade e transitoriedade. Tendo como relações fundantes: professor-aluno; objetivo--avaliação; conteúdo-método; conhecimento local-total; ensino-aprendizagem; ensino--pesquisa; teoria-prática; movimento-afetividade; tempo-espaço.
Palavras-chave : Docência Universitária; Aula Universitária; Didáticas Específicas; Campo Científico.