SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número35A didática e a formação de professoresA metodologia da problematização em três versões no contexto da didática e da formação de professores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

CRUZ, Giseli Barreto da  e  ANDRE, Marli. O ensino de didática e o aprendizado da docência na visão de professores formadores. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2012, vol.12, n.35, pp.79-101. ISSN 1981-416X.

Relato de pesquisa que objetiva analisar concepções e práticas didáticas de professores formadores que atuam com Didática nos cursos de licenciatura de três universidades do Estado do Rio de Janeiro (pública federal, pública estadual e privada), visando a compreender como elas fundamentam o ensinar a ensinar. A abordagem metodológica consiste na análise de depoimentos colhidos por meio da realização de entrevistas semiestruturadas conjugadas com a realização de grupos de discussão compostos de oito a dez professores de cada universidade e observação de aulas. Neste artigo, relatamos parte da pesquisa detendo-nos especificamente nos dados obtidos na universidade federal. A coleta de dados nessa instituição registra 18 entrevistas e dois grupos de discussão realizados. O quadro teórico da pesquisa é elaborado com base em Roldão (2007), Gauthier (2006) e Cochran-Smith e Lytle (1999) para discutir uma teoria sobre o aprendizado da docência; e em André et al. (2010) e Zeichner (2009) para discutir formação e conhecimento profissional docente. O artigo analisa dois aspectos do conjunto de dados da pesquisa, sendo um referente à concepção didática dos formadores, atendo-se na compreensão que desenvolvem sobre o campo didático, e outro voltado para a prática didática durante o ensino dessa disciplina, abordando o que fazem os formadores para favorecer o aprendizado da docência. Os resultados apontam que professores de Didática com experiência de ensino na educação básica e/ou que assumem a escola e a sala de aula como centro das problematizações, possuem, em seu reservatório de saberes, condições mais propícias para mobilizar e questionar seu conhecimento profissional que se mostrem mais contributivos ao aprendizado da docência.

Palavras-chave : Ensino de Didática; Professores Formadores; Aprendizado da Docência.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )