SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número35Didática para a educação infantil: implicações do materialismo histórico dialético e da teoria histórico-culturalFormación inicial del profesor para las escuelas del mañana índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

WINKELER, Maria Sílvia Bacila  e  MARTINS, Pura Lúcia Oliver. Da prática pedagógica do formador do alfabetizador, perspectivas para a didática. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2012, vol.12, n.35, pp.143-164. ISSN 1981-416X.

Este artigo apresenta perspectivas para a Didática do formador do alfabetizador a partir da sistematização de práticas produzidas por formadores de professores alfabetizadores no ensino superior. Parte do pressuposto de que a didática sistematizada na literatura da área, expressa uma prática pedagógica decorrente de determinado tipo de relação social no interior do modo de produção que a sustenta. Toma como eixo epistemológico a Didática prática defendida por Martins (2009) e os conhecimentos dela decorrentes, o que implica analisar essa prática numa relação de causalidade complexa. Desse ponto de vista, as perspectivas para a didática, apresentadas neste artigo, não são prescrições, mas indicadores de caminhos possíveis para a organização e realização da prática pedagógica na formação do professor alfabetizador. Os resultados contribuem com a prática pedagógica desse formador e vão ao encontro das perspectivas da formação do professor leitor em diferentes situações, tendo como orientação a leitura, a interpretação, a escrita e a criação de significados, gerando, por meio dessa didática, um letramento específico na formação do alfabetizador: o letramento alfabetizador.

Palavras-chave : Didática; Prática Pedagógica; Alfabetização; Letramento; Formação de Professores.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )