SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número35Formación inicial del profesor para las escuelas del mañanaO futuro das práticas de interdisciplinaridade na escola índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

MARCONDES, Maria Inês; LEITE, Vania Finholdt Angelo  e  OLIVEIRA, Ana Cristina Prado de. Reforma e recontextualização das políticas: o papel dos coordenadores pedagógicos nas escolas municipais do Rio de Janeiro. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2012, vol.12, n.35, pp.187-209. ISSN 1981-416X.

No Brasil, desde a década de 1990, propostas educacionais têm privilegiado a definição de conteúdos mínimos nacionais, a extensão do tempo de aprendizagem e a aplicação de avaliações externas visando à melhoria da qualidade medida basicamente pelo desempenho dos alunos. No quadro da gestão das escolas de ensino fundamental e médio o coordenador pedagógico tem sido visto como figura central na mediação entre Secretaria de Educação e os professores da escola exercendo funções pedagógicas relacionadas ao desenvolvimento profissional do corpo docente e um trabalho político de implementação dos princípios da reforma. Neste texto, apresentamos dados de uma pesquisa focalizando a atuação de dois coordenadores buscando responder seguintes questionamentos: 1) Qual o sentido e o propósito pedagógico e político da atuação do coordenador junto aos professores de duas (2) escolas na busca da qualidade de ensino? 2) Como os coordenadores atuam no trabalho de desenvolvimento profissional dos professores em escolas pautadas por avaliações externas? Quanto ao aspecto metodológico, o estudo baseou-se em observação de reuniões e entrevista com os coordenadores em escolas na cidade do Rio de Janeiro. Como conclusões, nas duas escolas, os coordenadores revelam que há uma recontextualização das políticas havendo uma aceitação parcial delas por parte dos professores. Os professores são críticos em relação à efetiva melhoria da qualidade do ensino. Na escola A, as mudanças são atendidas e vistas como políticas temporárias; na escola B, as mudanças são atendidas à medida que não comprometam o projeto pedagógico da escola, que envolve leitura e escrita.

Palavras-chave : Coordenadora; Formação de Professores; Performatividade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )