SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue35Reforma e recontextualização das políticas: o papel dos coordenadores pedagógicos nas escolas municipais do Rio de JaneiroQuinze anos da filosofia da educação na ANPEd: balanços e desafios author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Diálogo Educacional

Print version ISSN 1518-3483On-line version ISSN 1981-416X

Abstract

GARCIA, Joe. O futuro das práticas de interdisciplinaridade na escola. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2012, vol.12, n.35, pp.211-232. ISSN 1981-416X.

Este artigo apresenta um estudo analítico sobre possíveis direções futuras das práticas de interdisciplinaridade na escola, no contexto da Educação Básica. Para essa finalidade, exploramos um conjunto de proposições conceituais encontradas nos textos de alguns dos principais teóricos da interdisciplinaridade na atualidade, tais como Gusdorf (1977), Lenoir (1997), Fazenda (1998, 1994) e Klein (2010), bem como analisamos as práticas de interdisciplinaridade descritas por Katz e Chard (1989), Klein (1990, 1998), Beane (1997), Fazenda (1991) e Lenoir (2006). Para o desenvolvimento metodológico do estudo proposto, utilizamos uma forma de análise conceitual baseada em uma abordagem proposta de Coombs e Daniels (1991). Essa forma de análise derivativa permite distinguir, com base em uma leitura interpretativa de textos teóricos ou descrições de práticas pedagógicas, proposições e representações articuladas a um determinado elemento conceitual - neste caso a noção de interdisciplinaridade. Entre as considerações finais do artigo, destacamos o papel dos conceitos de integração e de transdisciplinaridade, como fontes de proposições para pensar possíveis direções futuras das práticas de interdisciplinaridade na escola.

Keywords : Educação; Interdisciplinaridade; Práticas de Ensino; Currículo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )