SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número35O futuro das práticas de interdisciplinaridade na escolaExperiência com o ensino de Filosofia, por meio da pesquisa-ação, com professores da Diretoria Regional de Ensino da cidade de Miracema do Tocantins - TO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

ALBUQUERQUE, Maria Betânia Barbosa  e  DIAS, Alder de Sousa. Quinze anos da filosofia da educação na ANPEd: balanços e desafios. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2012, vol.12, n.35, pp.233-252. ISSN 1981-416X.

Trata-se o presente artigo de um levantamento da produção intelectual circulada no Grupo de Trabalho Filosofia da Educação, também conhecido como GT 17, no contexto da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação-ANPEd no período de 1994, momento em que se institucionalizou como Grupo, até o ano de 2008, quando completou 15 anos de existência. Tem como objetivos identificar os temas mais ou menos enfatizados nessa produção, a perspectiva teórica que a sustenta e a origem institucional e geográfica dos trabalhos. Metodologicamente, o artigo caracteriza-se como um estudo exploratório, resultado de um levantamento bibliográfico e documental, constando da análise de documentos, tais como: correspondências, relatórios, atas, anais, revistas e CD-ROM da ANPEd circulados no período em foco. Com base em dados quantitativos, o artigo instiga a uma reflexão acerca dos possíveis caminhos epistemológicos percorridos pela Filosofia da Educação a partir da ANPEd.

Palavras-chave : Filosofia da Educação; Produção Intelectual; ANPEd.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )