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Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

CARMINATI, Celso João  e  FASOLO, Camila Porto. História e políticas para formação de professores em nível universitário: a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Santa Catarina. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2012, vol.12, n.36, pp.325-338. ISSN 1981-416X.

Este artigo tem por objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa sobre a Faculdadede Filosofia, Ciências e Letras (FFCL) de Santa Catarina. As análises levam em consideração o contexto das políticas educacionais dos anos de 1960, a constituição histórica e os fundamentos que vicejaram no interior da faculdade, tomando por base o modelo de formação de professores defendido por intelectuais como Fernando de Azevedo e Anísio Teixeira. As abordagens aqui apresentadas são resultantes de levantamento bibliográfico e de entrevistas que realizamos com ex-professores e ex-alunos da faculdade. O modelo de formação que articulava as diversas ciências, a Filosofia e Letras, mais o plus da educação foi alterado pela reforma universitária n. 5.540/68, uma vez que instituiu o ciclo básico, modificou o arranjo dos cursos dentro da universidade, desmontando o desenho institucional vigente desde a década de 1930, consolidando uma visão funcionalista de formação de professores.

Palavras-chave : Políticas; Formação; Faculdade; Educação.

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