SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue36Sons de brasilidade na educação de educadores catarinensesPesquisa na reconstrução histórica da formação de professores no Paraná: um depoimento author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Diálogo Educacional

Print version ISSN 1518-3483On-line version ISSN 1981-416X

Abstract

OLIVEIRA, Fernando Rodrigues de  and  TREVISAN, Thabatha Aline. A literatura infantil na formação de professores primários no Brasil: contribuições de Bárbara V.de Carvalho (1959) e Antônio D’Ávila (1961). Rev. Diálogo Educ. [online]. 2012, vol.12, n.36, pp.365-385. ISSN 1981-416X.

Com o objetivo de contribuir para a compreensão de um importante momento da história da formação de professores e da história do ensino da literatura infantil no Brasil, focalizam-se aspectos da proposta para o ensino da literatura infantil nos cursos de formação de professores primários elaboradas por Bárbara Vasconcelos de Carvalho e contida em Compêndio de literatura infantil: para o 3° ano normal (1959), e por Antônio D’Ávila e contida em Literatura infanto-juvenil: de acordo com o programa das escolas normais (1961). Mediante abordagem histórica, centrada em pesquisa documental e bibliográfica, desenvolvida por meio da utilização dos procedimentos de localização, recuperação, reunião, seleção e ordenação de referências de textos de e sobre Bárbara V. de Carvalho e Antônio D’Ávila, e de bibliografia especializada sobre o tema, analisou-se a configuração textual dos manuais de ensino mencionados, que consistiu em enfocar os diferentes aspectos constitutivos de seus sentidos. Os resultados obtidos com essa análise têm propiciado constatar que esses manuais de ensino possibilitam compreender que seus autores contribuíram significativamente para a constituição de um conjunto de saberes relativos à literatura infantil considerados necessários à formação dos professores primários.

Keywords : História da Formação de Professores; Ensino da Literatura Infantil; Manuais de Ensino; História da Educação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )