SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número36A literatura infantil na formação de professores primários no Brasil: contribuições de Bárbara V.de Carvalho (1959) e Antônio D’Ávila (1961)A formação continuada de professores na Rede Municipal de Ensino de Curitiba: implantação, consolidação e expansão índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

MIGUEL, Maria Elisabeth Blanck. Pesquisa na reconstrução histórica da formação de professores no Paraná: um depoimento. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2012, vol.12, n.36, pp.387-405. ISSN 1981-416X.

O artigo trata da trajetória de um pesquisador no estudo histórico da formação de professores,no período do Paraná Provincial (1853-1889). Trata das fontes e compara as fontes oficiais (legislação e relatórios dos Presidentes da Província do Paraná) com os Ofícios que trazem os relatórios dos professores. Tais relatórios são considerados como depoimentos fornecidos pelos mestres traduzindo a organização escolar, a preferência por determinados métodos, a conceituação da educação, a relação professor-aluno, bem como os problemas com os quais se deparavam os professores. A argumentação se alicerça em Saviani,Ianni, Bloch, Le Goff, Wachowicz, Westephalen, Balhana, Machado, Villela, Vidal, dentre outros, além de fontes documentais. Enquanto depoimento, pretende contribuir com os que se iniciam na pesquisa histórica.

Palavras-chave : Formação do Professor; Relação Pesquisador-Objeto da Pesquisa; Interpretação de Fontes.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )