SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue36Pesquisa na reconstrução histórica da formação de professores no Paraná: um depoimentoÉtica e conhecimento na formação da pessoa (professor): uma abordagem no âmbito da História da Educação author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Diálogo Educacional

Print version ISSN 1518-3483On-line version ISSN 1981-416X

Abstract

VIEIRA, Alboni Marisa Dudeque Pianovski. A formação continuada de professores na Rede Municipal de Ensino de Curitiba: implantação, consolidação e expansão. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2012, vol.12, n.36, pp.407-425. ISSN 1981-416X.

Trata-se de estudo realizado com o objetivo de analisar as experiências do Município de Curitiba com a formação continuada de professores, a partir de 1963. Instalados os Centros Comunitários em Curitiba, com uma proposta de educação comunitária, deu-se início a um trabalho que, ao longo das décadas seguintes, iria se desenvolver de forma gradual, até sua efetiva consolidação, em meados de 1980, com a revisão da estrutura administrativa do Município, para nela se inserir a Divisão de Treinamento Pedagógico. Definida uma política educacional de formação docente, foi possível um trabalho abrangente, com ações que adequavam a formação dos professores às dificuldades por eles manifestadas em seu trabalho com a educação da população. A pesquisa, de caráter bibliográfico e documental, foi realizada com apoio nas reflexões de Neves (1988), Costa (2007)e Vieira (2010), fundamentando-se nos documentos disponíveis no Arquivo da Secretaria Municipal de Educação. Como resultado, foi possível delinear a trajetória da formação continuada de professores da Rede Municipal de Ensino de Curitiba em seu movimento de implantação, consolidação e expansão.

Keywords : Formação Continuada Docente; Rede Municipal de Ensino de Curitiba; Implantação; Consolidação e Expansão.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )