SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número36Pesquisa na reconstrução histórica da formação de professores no Paraná: um depoimentoÉtica e conhecimento na formação da pessoa (professor): uma abordagem no âmbito da História da Educação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

VIEIRA, Alboni Marisa Dudeque Pianovski. A formação continuada de professores na Rede Municipal de Ensino de Curitiba: implantação, consolidação e expansão. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2012, vol.12, n.36, pp.407-425. ISSN 1981-416X.

Trata-se de estudo realizado com o objetivo de analisar as experiências do Município de Curitiba com a formação continuada de professores, a partir de 1963. Instalados os Centros Comunitários em Curitiba, com uma proposta de educação comunitária, deu-se início a um trabalho que, ao longo das décadas seguintes, iria se desenvolver de forma gradual, até sua efetiva consolidação, em meados de 1980, com a revisão da estrutura administrativa do Município, para nela se inserir a Divisão de Treinamento Pedagógico. Definida uma política educacional de formação docente, foi possível um trabalho abrangente, com ações que adequavam a formação dos professores às dificuldades por eles manifestadas em seu trabalho com a educação da população. A pesquisa, de caráter bibliográfico e documental, foi realizada com apoio nas reflexões de Neves (1988), Costa (2007)e Vieira (2010), fundamentando-se nos documentos disponíveis no Arquivo da Secretaria Municipal de Educação. Como resultado, foi possível delinear a trajetória da formação continuada de professores da Rede Municipal de Ensino de Curitiba em seu movimento de implantação, consolidação e expansão.

Palavras-chave : Formação Continuada Docente; Rede Municipal de Ensino de Curitiba; Implantação; Consolidação e Expansão.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )