SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número36A formação continuada de professores na Rede Municipal de Ensino de Curitiba: implantação, consolidação e expansãoA documentação pedagógica na abordagem italiana: apontamentos a partir de pesquisa bibliográfica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

OLIVEIRA, Terezinha. Ética e conhecimento na formação da pessoa (professor): uma abordagem no âmbito da História da Educação. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2012, vol.12, n.36, pp.427-446. ISSN 1981-416X.

Neste artigo teceremos algumas considerações sobre a importância da ética como virtude tanto na formação da pessoa cidadã como na realização da pesquisa em educação, uma vez que consideramos o ensino e a pesquisa faces da mesma moeda. Partimos da premissa que a ética se expressa nos atos cotidianos da pessoa, por conseguinte, também nas pesquisas. Destacamos que a escolha para o recorte deste texto origina-se do lócus de onde parte nosso discurso, isto é, da condição de historiadora e historiadora da educação.É, portanto, deste campo que problematizaremos a ética como virtude essencial no ensino e na pesquisa em história da educação. Esclarecemos, também, que concebemos a história e a educação como ações ou práticas humanas na sua totalidade e sob a perspectivada longa duração. Assim, salientamos que trataremos ambas sempre amalgamadas e fundamentaremos, teoricamente, nosso discurso por meio de atores da e na história.

Palavras-chave : História da Educação; Ética; Formação de Professores; Cidadania.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )