SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número36Ética e conhecimento na formação da pessoa (professor): uma abordagem no âmbito da História da EducaçãoA oferta do ensino primário e secundário investigada por meio da propaganda impressa (1875-1910) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Diálogo Educacional

versión impresa ISSN 1518-3483versión On-line ISSN 1981-416X

Resumen

MARQUES, Amanda Cristina Teagno Lopes  y  ALMEIDA, Maria Isabel de. A documentação pedagógica na abordagem italiana: apontamentos a partir de pesquisa bibliográfica. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2012, vol.12, n.36, pp.447-464. ISSN 1981-416X.

O presente artigo tem por objetivo ampliar a compreensão acerca do conceito de documentação pedagógica na abordagem italiana para a educação infantil. Apresenta dados coletados a partir de pesquisa bibliográfica realizada junto à Universidade de Bologna,Itália, com financiamento Capes - PDEE (Programa de Doutorado no Brasil com Estágio no Exterior), tendo como fonte livros e artigos de autores italianos não traduzidos para o português. A documentação, entendida como atividade de elaboração, comunicação, pesquisa e difusão de documentos (BISOGNO, 1980), pode representar elemento de qualificação da proposta pedagógica da Educação Infantil ao relacionar-se à reflexão sobre a prática e à formação contínua (BALSAMO, 2006; SACCHETTO, 2002), à construção de memória e identidade (PASQUALE, 2002), à visibilidade do projeto educativo da escola (SPECCHIA,2001), à comunicação (BENATI, 2005). Trata-se de uma ação sistemática e intencional(BENZONI, 2001) que implica a seleção de objeto, objetivos, interlocutores e modalidades de produção (PARODI, 2001); documenta-se para si mesmo, para as famílias, para e comas crianças. A documentação relaciona-se ao planejamento, à avaliação e à publicização do trabalho, e deve ser compreendida como elemento inerente à profissionalidade docente.

Palabras clave : Documentação Pedagógica; Educação Infantil; Abordagem Italiana.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )