SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número36A documentação pedagógica na abordagem italiana: apontamentos a partir de pesquisa bibliográficaOs currículos da educação física na educação infantil em Vitória, ES (1991-2007) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Diálogo Educacional

versión impresa ISSN 1518-3483versión On-line ISSN 1981-416X

Resumen

NEVES, Helena de Araujo; AMARAL, Giana Lange do  y  TAMBARA, Elomar Antonio Callegaro. A oferta do ensino primário e secundário investigada por meio da propaganda impressa (1875-1910). Rev. Diálogo Educ. [online]. 2012, vol.12, n.36, pp.465-489. ISSN 1981-416X.

Este artigo faz parte de uma pesquisa já concluída. Tem por objetivo apresentar informações sobre a oferta de ensino primário e secundário privado em Pelotas, município localizado ao Sul do Rio Grande do Sul. A investigação abrange o período compreendido entre os anos de 1875 a 1910 e foi realizada por meio do conteúdo de propagandas impressas, divulgadas em diferentes periódicos que circularam na cidade. A investigação dá indicativos de como ocorreu a organização do ensino privado na virada do século XIX para o XX focando especificamente o ensino primário e secundário, bem como as suas constituições curriculares. Observa-se, assim, que tanto para o ensino secundário, como para o primário, os resultados dos alunos eram uma garantia da qualidade da instituição de ensino, fato amplamente explorado nos anúncios. Nesta pesquisa as propagandas fazem emergir, portanto, aspectos sobre a atuação do ensino privado em um momento de constituição de um sistema organizado - que aos poucos saía das casas, como uma prática de ensino privado - para aos poucos serem formadas as primeiras escolas privadas. Não tem como pretensão esgotar as múltiplas leituras que possam ser feitas sobre a temática, mas foca o olhar para o mercado da educação, contribuindo, assim, com o campo investigado.

Palabras clave : Ensino Privado; Propaganda; Imprensa; História da Educação.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )