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Revista Diálogo Educacional
versión impresa ISSN 1518-3483versión On-line ISSN 1981-416X
Resumen
JUNCKES, Rosane Santana y ANDRE, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. O professor formador e as relações com os seus saberes profissionais. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2012, vol.12, n.36, pp.517-533. ISSN 1981-416X.
Este artigo tem como objetivo apresentar uma pesquisa realizada com professores formadores de uma universidade no Sul do Brasil que buscou investigar a relação que os professores formadores estabelecem com os seus saberes profissionais nos cursos de licenciatura. Tem como base teórica os estudos desenvolvidos por Marin e Giovanni (2007), Roldão(2007), Charlot (2000, 2001, 2005), Pimenta et al. (2005), Marques (2003), Tardif (2002),André (2001), Gómez (2001), entre outros, que pesquisam a formação de professores.Os dados foram coletados por meio da técnica do balanço do saber e de entrevistas recorrentes com professores formadores de diferentes áreas do conhecimento dos cursos de licenciatura de uma universidade da região Sul do Brasil. Cumpre destacar que a técnica do balanço do saber é utilizada pela equipe ESCOL na França que foi coordenada por Charlot, assim como por pesquisadores brasileiros entre eles Dieb (2007) e Lomônaco (2002).Os dados revelam que as relações que os professores formadores estabelecem relações conflituosas com os saberes específicos e pedagógicos, que geram pontos de encontros e desencontros entre a teoria e a prática pedagógica e têm implicações na concepção de professor pesquisador/reflexivo. O estudo também revela que os professores formadores encontram-se ansiosos e decepcionados frente à deteriorização da imagem e do status social da profissão docente, o que os leva ao isolamento e, em alguns casos, à frustração profissional.
Palabras clave : Professor Formador; Relações com o Saber; Licenciatura.