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Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

ZABOROSKI, Ana Paula  e  OLIVEIRA, Jáima Pinheiro de. Perfil de educadores infantis: contribuições para as discussões sobre a formação continuada. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2012, vol.12, n.36, pp.535-553. ISSN 1981-416X.

A inclusão de creches no sistema educacional gerou grandes impasses e indicou fragilidades em relação às políticas municipais voltadas para a Educação Infantil. Uma dessas fragilidades é a formação do educador responsável por essa etapa inicial da Educação Básica. Dentro desse contexto, o objeto do nosso estudo é o perfil desse profissional, tendo como objetivo identificar a frequência de educadores atuantes em instituições de educação infantil de uma cidade do Estado do Paraná, bem como o nível de escolaridade dos mesmos. Nosso estudo utilizou abordagem quantitativa e análise descritiva. Coleta de dados foi feita em documentos de registros (relatórios e livros de registros) de sete instituições no período de 2005 a 2007. Os resultados indicaram um percentual variado de professores efetivos ao longo dos anos: 2005 (44%), 2006 (32%) e 2007 (20%). Em relação ao nível de escolaridade, observamos um predomínio do Ensino Médio Completo (60%),sendo este índice a média dos anos analisados. Além disto, verificou-se a presença de um número elevado (40) de profissionais com nível de escolaridade abaixo do ensino médio Completo, o qual não é condizente com a exigência em relação à legislação vigente. Foi observado ainda um alto índice de rotatividade de profissionais no quadro funcional de todas as instituições analisadas. Concluímos que o momento exige políticas públicas de investimento, entendidas não apenas como contratação de profissionais, mas sim como qualidade de atendimento. Considerando principalmente a formação profissional sugerida pela legislação vigente e planejamentos que traduzam uma preocupação com a articulação entre o nível administrativo e pedagógico.

Palavras-chave : Educação Infantil; Formação de Professores; Políticas Públicas Municipais.

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