SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número36Perfil de educadores infantis: contribuições para as discussões sobre a formação continuadaConflitos professor-aluno: uma proposta de intervenção índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

RUIZ, Eliana Maria Severino Donaio. Formação (des)continuada e representação de professor em materiais didáticos da Olimpíada de Língua Portuguesa. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2012, vol.12, n.36, pp.555-579. ISSN 1981-416X.

Com base na perspectiva discursivo-desconstrutivista e nos estudos socioculturais, este trabalho pretende problematizar as representações de professor em materiais didáticos da Olimpíada de Língua Portuguesa. Pressupõe que a visão socialmente construída acerca do professor é a de um agente imbuído de um aparato teórico-metodológico para abordar um determinado saber; que este saber é, na maioria das vezes, o veiculado pelo livro didático;e que o material da Olimpíada entra na sala de aula para desempenhar o papel de livro didático; concluímos que o professor aparece representado nesse material como um agente destituído de saber para dar conta da tarefa de ensinar a escrita.

Palavras-chave : Representação; Professor; Formação Continuada; Material Didático; Discurso.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )