SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número36Formação (des)continuada e representação de professor em materiais didáticos da Olimpíada de Língua PortuguesaPaulo Freire e sua influência na América Latina e na África índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

LEITE, Célio Rodrigues  e  LOHR, Suzane Schmidlin. Conflitos professor-aluno: uma proposta de intervenção. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2012, vol.12, n.36, pp.581-596. ISSN 1981-416X.

A responsabilidade do professor na condução do aprendizado dos alunos exige habilidades para o manejo de situações em que o diferente se faz presente. Requer habilidade para encontrar alternativas e solucionar problemas do dia a dia, o que pode ocasionar desgaste emocional e levar ao estresse. Isso pode ser decorrente da falta de instrumentalização para o manejo de conflito em sala de aula, chegando ao ponto do surgimento da síndrome de burnout. Porém se diante do conflito, o professor souber administrá-lo de forma clara e objetiva, o que se espera do processo de discussão, como alternativa de crescimento, soluções construtivas podem emergir. Esta foi a tônica de uma proposta implementada junto a professores de uma escola pública, com alto índice de afastamentos do trabalho por questões possivelmente ligadas ao manejo do conflito entre professores e alunos. Aplicou-se um questionário sobre o relacionamento professor-aluno e estratégias de manejo dos conflitos, respondido por 15 professores e 155 alunos. A partir dessas informações criou-se um grupo de acolhimento e reflexão, cujos encontros se iniciavam com a apresentação de uma situação problema e finalizavam com a proposição de alternativas para lidar com a questão. Foram realizados quatro encontros nesses moldes e, ao final do processo, foi perceptível a ampliação de alternativas para a solução dos conflitos e a mudança de percepção. Se, inicialmente, o movimento era focado na busca de culpados, ao final do processo, emergiu uma postura de mediação.Sugere que propostas desta natureza sejam implementadas nas escolas fortalecendo o papel produtivo do conflito.

Palavras-chave : Relação Professor-Aluno; Manejo de Conflitos; Relacionamento Interpessoal na Escola.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )