SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número37Professor e pesquisador: considerações sobre a problemática relação entre ensino e pesquisa índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Diálogo Educacional

versión impresa ISSN 1518-3483versión On-line ISSN 1981-416X

Resumen

LUDKE, Menga. Desafios para a pesquisa em formação de professores. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2012, vol.12, n.37, pp.629-646. ISSN 1981-416X.

No texto são apresentadas constatações de um programa de pesquisas sobre a formação de professores da educação básica, focalizando o papel da pesquisa nessa formação e no trabalho do professor. São analisados resultados obtidos nas várias etapas de desenvolvimento do estudo, em confronto de modo especial com a contribuição de K. Zeichner sobre o tema e também a de John Elliott, em seu longo trabalho dedicado à pesquisa-ação e sua relação com a formação e o trabalho do professor. São discutidas algumas das principais dificuldades que cercam a formação do professor para a pesquisa, bem como sua atuação como pesquisador. Não obstante, é ressaltada no texto a importância da dimensão da pesquisa para o docente.

Palabras clave : Pesquisa; Formação de Professores; Trabalho Docente.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )